Perguntas Frequentes sobre o Ramadão

0
2172

Aproximando-se o Sagrado Mês do Ramadão, torna-se importante estar a par de todas as normas que O rodeiam; como tal, ficam aqui algumas perguntas e respostas que consideramos importantes.

1. Pergunta: É necessário efectuar intenção verbal (niyyah) para todos os jejuns no Ramadão? Ou é a intenção suficiente para o mês inteiro? E se eu faltar à refeição antes do amanhecer (sehri) e não puder efectuar a intenção, posso jejuar na mesma?

Resposta:  A intenção é obrigatória para cada jejum no Ramadão tal como uma intenção é obrigatória para cada oração. A intenção (niyyah) provém das condições (shuroot) para as acções obrigatórias como a oração ou o jejum. Todavia, a intenção não tem que ser verbal – A intenção pode vir do coração. Acordar para a refeição antes do amanhecer (sehri), só por si, satisfaz a manifestação da intenção de jejuar. Se alguém se esquece de efectuar a intenção verbal antes de dormir (na noite anterior) e não foi possível acordar para o sehri, deverá fazer a intenção assim que acordar. Regra Geral, a intenção deve ser efectuada antes do nisf-nahar/zawall (meridiano/ meio-dia). Ainda, há que referir que existem outras excepções legítimas: Como exemplo, a pessoa que retornou a casa cansado do trabalho no turno da noite e esquece-se de efectuar intenção antes de dormir e só acorda depois de nisf-nahar, então essa pessoa pode ainda fazer o niyyah para jejuar quando acordar. Esta é uma excepção devido à natureza especial desta situação.

2. Pergunta: É muito importante que o jejuador saiba, para além da importância espiritual, a importância medicinal do jejum. Devido à falta de preparação para este período, as pessoas tendem a comer menos/mais e em alturas inapropriadas. Isto pode ser prejudicial e não está em linha com o objectivo do jejum. Quais eram os hábitos de refeição do Sagrado Profeta (que a paz esteja com ele e a sua família) durante o Sagrado mês do Ramadão tanto no sehri como no iftar (refeição ao anoitecer)? Pode sugerir-nos um programa de dieta que inclua os alimentos a consumir no suhoor, iftar, jantar e refeições depois do Taraweeh de acordo com o Sagrado Alcorão e a Sunnah do Nosso Amado Profeta Hazrat Muhammad Mustafa (que a paz esteja com ele e sua família)?

Resposta: O jejum já foi provado pelas ciência médica ser positivo para a saúde se implementado de forma correta: Queima as más gorduras e reduz o colesterol. A água que se bebe aquando do iftar purifica o fígado rapidamente. O jejum contribui para a perca de peso, ajuda nos distúrbios intestinais, aumenta as respostas do corpo e seus sinais. O Corpo físico fica mais equilibrado. O Sagrado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele e sua família) tinha um Corpo Perfeito e caminhava com os passos equilibrados. É recomendado efectuar o sehri mesmo que você esteja sem apetite ou sem fome. Todavia, o sehri não deve ser considerado como uma forma de acabar com as as reservas de comida que tem em casa – não é recomendado comer em excesso no sehri. Um dos grandes objectivos do Ramadão é ensinar a dependência em Allah (tawakkul) sendo que cada um deve ter esta atitude no seu sustento também. A culinária mais modernas com alimentos fritos e com muitas calorias não é boa para a saúde. Regra geral no Islão deverá evitar qualquer coisa que seja prejudicial para o corpo e os alimentos não são excepção. Os alimentos consumidos durante o Ramadão (e durante o resto do ano) devem ser leves, que não gerem flatulência e que sejam saudáveis. Um dos benefícios do Ramadão é treinar o ser humano para consumir alimentos saudáveis. As comidas mais saudáveis pertenciam à abençoada dieta do Sagrado e Amado Profeta (que a paz esteja com ele e sua família). Tal dieta inclui tâmaras, água, cevada, leite e mel na sua forma mais pura. É recomendado beber o leite de animais que vivam em ambientes naturais e são alimentados naturalmente, ou seja, sem alimentação adicionada de químicos. É recomendado que o mel seja produzido localmente. O Sagrado Profeta (que a paz esteja com ele e sua família) também consumia pão e carne halal, mas sempre de forma equilibrada.

 3. Pergunta: É-nos dito que fumar quebra o jejum. E quanto ao fumo do tabaco fumado por outra pessoa ou o fumo de outra fonte como o fogo? O jejum também fica rompido quando inalado esse fumo?

Resposta: O fumo do cigarro de outrem não quebra o jejum se for inalado sem intenção. Por exemplo, uma pessoa que jejue, que trabalhe  num aeroporto e que tem que limpar a zona de fumadores vai, inevitavelmente, inalar o fumo do tabaco de outras pessoas. O seu jejum não é quebrado a não ser que esteja na zona de fumadores propositadamente para desfrutar do fumo. O fumo do fogo não rompe o jejum da mesma forma que qualquer coisa que paira no ar (ex: farinha moída) do seu ambiente de trabalho não rompe o jejum.

4. Pergunta: A água que entra através do ouvido rompe o jejum (exemplo: no duche)?

Resposta. Se a água entra no ouvido sem intenção durante o banho ou na natação, então não romperá o jejum (Note que cientificamente o tímpano sela o ouvido interno e não permite que nada passe do exterior, para além do ar. Todavia, algumas pessoas têm o tímpano danificado e tal pode, potencialmente fazer com que algumas  gotas de água entrem).

5. Pergunta: Se o jejum rompe devido a alguma outra razão alheia ao meu controlo, poderei comer imediatamente ou deverei esperar até ao Iftar?

Resposta: Se o jejum é quebrado por alguma razão, então é wajib (obrigatório) desistir de comer ou beber durante o resto do dia até ao Iftar.

6. Pergunta: É-nos dito para quebrar o jejum no primeiro “Allahu Akbar” do Adhan (Chamamento para a Oração) ou então o nosso jejum desgostado (makrooh). É isto realmente verdade? Se sim, em que categoria de makrooh é que está – tahreemi (foi ordenada a abstinência através de prova especulativa; mais próximo do ilegítimo) ou tanzeehi (detestado pela Shariah mas menos próximo do ilegítimo)? Depois de romper o jejum, devemos continuar a comer durante o Adhan e o seu Duah consequente? Peço que recomende o melhor método para efectuar o iftar para que não tornemos o nosso jejum makrooh bem como não desrespeitemos o Adhan. Qual é realmente o método, segundo a Sunnah, de quebrar o jejum?

Resposta: Era Sunnah do nosso Amado e Sagrado Profeta (que a paz esteja com ele e a sua família) colocar uma tâmara na sua abençoada boca no primeiro “Allahu Akbar” do Adhan. O mesmo aplicar-se-á a qualquer país muçulmano em que o Adhan é ouvido porque o Adhan acompanha o pôr-do-sol, que traz a oração de Maghrib. O mu’adhdhin (O que efectua o Adhan) primeiro quebra o seu jejum e depois efectua o Adhan. Todavia, em países em que o Adhan não pode ser ouvido a longa distância e quando o muçulmano não se encontra na Mesquita, é preferível esperar alguns minutos depois do horário da oração de Magrib para que tenha a certeza absoluta que o sol se pôs, olhando para o horizonte a Este para a faixa cinza-azul-rosa que é normalmente visível assim que o sol se põe. A faixa cinzenta significa a noite que está a vir e a faixa cor-de-rosa o dia que está a partir; o azul é a cor natural do céu durante o dia. Por outras palavras, é preferível  esperar alguns minutos para ter a certeza que o sol se pôs. O jejum torna-se makrooh tanzeehi se alguém atrasar o quebrar do jejum sem nenhuma razão legítima para tal. Depois de quebrado o jejum, as pessoas podem continuar a comer, enaltecendo, no entanto, o respeito pelo Adhan e respondendo a todas as suas palavras e efectuando o duah após o adhan, tal como perescrito pela Sunnah. Isto é o Sunnah do nosso Amado Profeta (que a paz esteja com ele e sua família) ao quebrar o jejum com os seus Sahaba (Companheiros do Profeta, que Allah esteja satisfeito com eles). Não devemos ser lentos ao comer no iftaar a fim de evitar atrasarmo-nos na oração de Maghrib . O jantar pode preceder o Maghrib se não for estiver a colocar em espera a oração.

7. Pergunta: Se convidámos hóspedes para o Iftar e tal atrasa a nossa ida para o Taraweeh, será permissível permanecer com os hóspedes em casa? O que é mais importante: efectuar o Isha/Taraweeh em congregação na mesquita ou atender os hóspedes na nossa casa? Há alguma diferença nas regras para homens e mulheres?

Resposta: Para o homem é altamente recomendado ir para a mesquita efectuar o Isha em congregação seguido de Taraweeh. Para as mulheres, se é seu hábito, devem também efectuar esforços para ir à mesquita (mantendo a etiqueta da modéstia Islâmica requerida). Ouvir o Sagrado Alcorão a ser recitado durante o Taraweeh é um grande acto de Adoração. Os convidados devem ser encorajados a ir à mesquita também. O Ramadão é um mês muito especial e todos os momentos são precisos e devem ser despendidos a adorar a Allah, o Mais Exaltado.

 Fonte: Prof.Dr. Muhammad Ahmed Qadri