Os anjos no Islam

0
2508

Os anjos são servos que obedecem e adoram a Allah. A sua existência tem como base o “Noor” (a luminosidade, o etéreo). São inocentes e não cometem pecados, não comem nem bebem mas sobrevivem da adoração e recordação de Allah. São inocentes porque Allah os criou livres de qualquer instinto pecador, logo não sabem o que é desobedecer a Allah.

De todas as criaturas de Allah, os anjos são os seres que forem criados em maior número. O número exacto só é conhecido por Allah Todo-Poderoso e pelo Seu Amado Mensageiro  (a quem Allah dotou de tal conhecimento). A sua criação é um processo contínuo, havendo anjos que são criados diáriamente.

Os Awlya Allah e outros sábios dizem que as palavras amáveis e as boas acções dos crentes são transformados em anjos que vão para os céus e para as nuvens.

Os anjos podem ser distinguidos pela sua importância. Os quatro anjos mais importantes são:

  1. (Hazrat) Jibril aleihi salam (que a paz esteja com ele)  porque transmitiu as mensagens de Allah aos Seus Apóstolos, Mensageiros e Profetas.
  2. (Hazrat) Mikail aleihi salam (que a paz esteja com ele) , que tem como dever a providenciar subsistência assim como fazer gerar chuva na terra.
  3. (Hazrat) Israfeil aleihi salam (que a paz esteja com ele), terá a missão de fazer o “Soor”, ou seja, tocar a trombeta no Dia do Julgamento.
  4. (Hazrat) Izraeel aleihi salam (que a paz esteja com ele),  que tem como dever remover as almas dos seres humanos. Um número incontável de anjos trabalha sob sua supervisão, para esse fim.

(convém sublinhar novamente que o seu trabalho é ordenado por Allah e que a morte do ser humano não lhe pode ser imputada nenhum tipo de responsabilidade)

Todos os anjos têm as suas respectivas funções:

  • no paraíso
  • no Inferno.
  • a gravar boas acções
  • a gravar más acções
  • (denominados de “Kiraam Kaatibeen”)
  • a desenvolver e moldar os fetos nos ventres maternos.
  • a questionar os falecidos nos seus túmulos
  • (denominados de “Munkar” e “Nakeer”)
  • a atormentar os infiéis e pecadores.
  • a transmitir o darud e salam (invocação das bênçãos de Allah ao Sagrado Profeta ) dos crentes e a  apresentar na corte do Profeta Muhammad como presente
  • a frequentar encontros islâmicos onde o zikr (recordação) de Allah e/ou do Sagrado Profeta são efectuados

Nós humanos, não podemos ver os anjos, mas os Profetas de Allah e outras Entidade que Allah quiser podem e conseguem falar com os anjos.

De todo o modo, no momento da nossa morte, os crentes verão os anjos do bem e os descrentes verão os anjos dos tormentos.