O Eid-ul-Milad-un-Nabi e a Medicina profética

O Eid-ul-Milad-un-Nabi e a Medicina profética

(Ó Allah, que a tua graça, paz e bençãos estejam com Muhammad , O Nosso Mestre, aquele que abre o que se encontra fechado, fecha o que já passou, auxilia a verdade com a verdade e que guiou a humanidade para o Teu correcto caminho. Que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele , com a sua família e companheiros como é devido a alguém da sua exaltada posição, mérito e elevado nível)

 O EID UL MILADUNABI e a Medicina profética

 Prezados irmãos e irmãs,

Assalamu Aleikum Wa Rahmatullahe wa Barakatuhu,

Todos os louvores pertencem a Allah, O Senhor dos mundos, Beneficente e Misericordioso pela Sua infinita graça e generosidade.

Que a paz e as bençãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad , A Mais Elevada, Bela e Perfeita de todas as Suas criações assim como sobre a sua abençoada família e piedosos companheiros .

Que Allah santifique a realidade mística dos Seus Abençoados e piedosos servos (que a paz esteja com eles) .

Em primeiro lugar, gostaria de felicitar todos os muçulmanos pela recepção do abençoado mês de Rabiul-awwal, o terceiro mês do calendário islâmico que regista um dos ou o mais importante acontecimento da história da humanidade, o nascimento do Profeta Muhammad .

E não te enviámos (Ó querido Profeta Muhammad ), senão como uma misericórdia para toda a humanidade

[Ambiya 21:107]

Em verdade, Deus e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó fiéis, abençoai-o e saudai-o reverentemente! (Que incontáveis  bençãos estejam com o Sagrado Profeta Muhammad )

[Ahzab 33:56]

Partido do princípio e do respeito pelos dias sagrados,

(…) Recorda-lhe os dias de Deus (…)

[Ibrahim 14:5]

torna-se imperativo celebrar o dia do nascimento do profeta Muhammad .

As celebrações do Profeta Muhammad vão de encontro com as práticas religiosas de um crente, através do estudo da vida, da aplicação da sunna e da aceitação de Hazrat Muhammad , como Líder e Guia de toda a humanidade.

Neste mês abençoado, devemos enaltecer a atitude do Profeta Muhammad perante a vida, no propósito da existência humana e da realidade espiritual.

É neste contexto, que se torna indispensável abraçar estas celebrações com uma entrega e uma atitude de enorme gratidão perante o todo Misericordioso Allah e respeitar os valores e princípios islâmicos intrínsecos a este acontecimento histórico da humanidade.

Narram os teólogos e sábios da doutrina islâmica que Allah Todo Poderoso celebrou o Nascimento do Seu Querido Profeta Muhammad assim como o fizera anteriormente com os profetas precedentes.

Listamos abaixo os versículos do Sagrado Alcorão que ilustram que Allah também celebrou o nascimento dos profetas anteriores ao Último Mensageiro, Hazrat Muhammad Mustafa .

Nascimento de Adam (paz esteja com ele):

Sagrado Alcorão

Interpretação # 1

Foi Ele Quem vos produziu de um só ser e vos proporcionou uma estância para descanso. Temos elucidado os versículos para os sensatos.

[Surah Ana`am 6:98]

Interpretação # 2

Quando o tiver plasmado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele.

[Surah Saad 38:72]

Ahadith

Narrado por Syedna Aws ibn Aws (que a paz esteja com ele)

O Profeta disse: “O melhor entre os dias é a sexta-feira, em que Adam (paz esteja com ele) foi criado, deixou o mundo e será o dia em que a última trombeta será soprada e sobre ela a mensagem será feita, portanto, invoquem mais bênçãos sobre mim Naquele dia, pois as mesmas serão apresentadas perante mim. As pessoas perguntaram: O Apóstolo de Deus , como é que as nossas bênçãos serão submetidas a si, enquanto seu corpo está em decadência? Ele respondeu: Deus, o Altíssimo, proibiu a terra de consumir os corpos dos Profetas Aleihe Salam. (Sunan Abu Daud)

Nascimento de Yahya (que a paz esteja com ele)

Sagrado Alcorão

 Interpretação # 1

Eis o relato da misericórdia de teu Senhor para com o Seu servo Zacarias

Ao invocar, intimamente, seu Senhor

[Surah Maryam 19:2-3]

Observemos que Allah designa o nascimento do profeta Yahya (que a paz esteja com ele) como um acto de misericórdia.

Interpretação # 2

 Ó Zacarias, alvissaramos-te o nascimento de uma criança, cujo nome será Yahia (João). Nunca denominamos, assim, ninguém antes dele.

Disse (Zacarias): Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, uma vez que minha mulher é estéril e eu cheguei à senilidade?

 Respondeu-lhe: Assim será! Disse teu Senhor: Isso Me é fácil, visto que te criei antes mesmo de nada seres.

[Surah Maryam 19:7-9]

Interpretação # 3

A paz esteve com ele desde o dia em que nasceu, no dia em que saborear a morte e estará no dia em que fôr ressuscitado.

[Surah Maryam 19:15]

Interpretação # 4

E (recorda-te) de Zacarias quando implorou ao seu Senhor: Ó Senhor meu, não me deixes sem prole, não obstante seres Tu o melhor dos herdeiros!

 E o atendemos e o agraciamos com Yahia (João), e curamos sua mulher (de esterilidade); um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e sendo humildes a Nós.

[Surah Ambiya 21:89-90]

Nascimento de Moosa (que a paz esteja com ele)

Sagrado Alcorão

Interpretação # 1

E inspiramos a mãe de Moisés: Amamenta-o e, se temes por ele, lança-o ao rio; não temas, nem te aflijas, porque to devolveremos e o faremos um dos nobres mensageiros.

[Surah Qasas 28:7]

Nascimento de Issa (que a paz esteja com ele)

Sagrado Alcorão

Interpretação # 1

E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado.

As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida.

[Surah Maryam 19:22-23]

Interpretação # 2

A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado.

 Este é Issa (Jesus), filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam.

[Surah Maryam 19:33-34]

Nascimento de Ismail e Ishaaq (que a paz esteja com eles)

Sagrado Alcorão

Interpretação # 1

Disseram-lhe: Não temas, porque viemos alvissarar-te com a vinda de um filho, que será sábio

[Surah Hijr 15:53]

Interpretação # 2

Louvado seja Deus que, na minha velhice, me agraciou com Ismail e Ishaaq! Na verdade, o meu Senhor é Compassivo!

[Surah Ibrahim 14:39]

Nascimento de vários profetas (que a paz esteja com todos eles)

Sagrado Alcorão

Interpretação # 1

Recorda-lhes de quando Moosa disse ao seu povo: Ó povo meu, lembrai-vos dos favores de Deus para convosco, quando fez surgir, dentre vós, profetas, e vos fez reis e vos concedeu o que não havia concedido a nenhum dos vossos contemporâneos

[Surah Maidah 5:20]

Notemos que Allah menciona específicamente a criação dos profetas entre o povo de Bani Israil, não referindo outros favores.

Conforme a leitura que fazemos do Alcorão e dos Ahadith, tal como o Nosso Querido Profeta Muhammad outros profetas também foram mencionados como bençãos para os seus povos.

Allah também celebrou o nascimento de Personalidades piedosas, como demonstra o Sagrado Alcorão.

Nascimento de Syeda Maryam (que a paz lhe acompanhe)

E quando concebeu, disse: “Ó Senhor meu, concebi uma menina”. Mas Deus bem sabia o que ela tinha concebido, e o rapaz que ela pedira não é como esta rapariga. “Eis que a chamo Maryam; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua protecção, contra o maldito Satanás”.

Seu Senhor a aceitou benevolentemente e a educou esmeradamente, confiando-a a Zacarias. Cada vez que Zacarias a visitava, no oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maryam, de onde te vem isso? Ela respondia: De Deus!, porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz.

[Surah Aale I`mran 3:36-37]

Nascimento de Syedna Abu Bakr Siddiq (que a paz esteja com ele)

E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto. E de sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses, quando alcança a puberdade e, depois, ao atingir quarenta anos, diz: “Ó Senhor meu, inspira-me, para praticar o bem que Te compraz, e faz com que a minha prole seja virtuosa. Em verdade, converto-me a Ti, e me conto entre os muçulmanos”. [Surah Ahqaf 46:15] (Este versículo foi está relacionado com Syedna Abu Bakr (que a paz esteja com ele) , o primeira califa do islam – Tafseer Ibn Abbas)

Com esta leitura verificamos que a celebração do nascimento das Personalidades piedosas é uma realidade bem presente no Sagrado Alcorão e uma manifestação clara da proximidade espiritual com Allah.

O DIA DE EID UL MILADUNABI   

O Nascimento do Profeta Muhammad deu-se no ano 570 da era cristã, no dia 12 de rabiul awwal.

Dada o contexto histórico e o significado espiritual da vinda do Profeta Muhammad , como Misericórdia para a humanidade, vários teólogos e islamólogos consideram que Allah distinguiu este dia como um dia EID. Os dias de EID, são dias de felicidade, de carinho entre os muçulmanos e uma festa religiosa onde se celebram eventos de grande importância.

Este dia foi recheado de situações únicas que nunca antes tinham ocorrido:

1)     Os ídolos que se encontravam na Ka’aba, simbolizando o politeísmo da época, caíram;

2)     As chamas do poderio persa da época se extinguiram;

3)     Nos céus se viu uma luz que nunca antes se vira;

4)     O paraíso foi decorado;

5)     Allah removeu os problemas de agricultura que os habitantes de Meca tinham nos seus solos, fazendo-os férteis e tornando as árvores ricas em frutos dando à tribo Quraish vários tipos de bençãos;

6)     Allah enviou donzelas do paraíso para acompanharem o abençoado parto de Syeda Amina (que a paz lhe acompanhe) , A Abençoada e Querida Mãe do Santo profeta Muhammad .

7)     Allah também enviou 3 personalidades do círculo divino feminino para congratularem Syeda Amina (que a paz lhe acompanhe) , do filho abençoado que dera à luz. Essas Personalidades foram Hazrat Maryam (que a paz lhe acompanhe), a abençoada mãe de Issa (paz esteja com ele), Hazrat Aasiya (que a paz lhe acompanhe) , a esposa do faraó distinguida pelo seu papel no acolhimento e na educação de Hazrat Musa (paz esteja com ele) e Hajra (que a paz lhe acompanhe), a esposa de Hazrat Ibrahim (paz esteja com ele).

RECOMENDAÇÕES

Sendo o dia 12 de rabiul awwal um dia de EID, é altamente recomendável que o momin esteja preparado para receber este dia repleto de bençãos.

Na véspera da noite abençoada, o momin deverá efectuar o banho, vestir-se utilizando roupas novas pois trata-se de uma ocasião especial e deverá usar perfume (antar).

Após a oração de ixa, o momin deverá recitar o Sagrado Alcorão e juntar-se aos programas religiosos organizados pelas mesquitas.

Esta noite é para recordar a vida piedosa, abençoada e sagrada do Querido e Amado Profeta de Allah, Hazrat Muhammad Mustafa  .

Nesse sentido, é extremamente necessário falar do Querido Profeta do seu papel como amigo e companheiro, pai e marido, profeta e mensageiro.

Medicina profética

Por outro lado e no seguimento das festividades do nascimento do Nosso Querido Profeta Muhammad não posso deixar de realçar uma parte indispensável da sua abençoada vida.

A sunnah do Profeta Muhammad deverá ser lida, estudada e implementada no dia-a-dia de todo o ser humano.

Estudada pelos teólogos e altamente recomendada, a medicina profética é uma parte essencial da conduta do Profeta Muhammad .

Allah menciona no Sagrado Livro,

Aplainou a terra para as (Suas) criaturas,

Na qual há toda a espécie de frutos, e tamareiras com cachos,

E as graníferas, com a sua palha, e as odoríferas.

Assim, pois, quais das mercês de vosso Senhor desagradeceis?

[Surah Rahman 55:10-13]

Antes de apresentar uma selecção de Hadith especificamente relacionadas com a saúde, é necessário refletir um pouco sobre a natureza de algumas dessas recomendações. Para algumas pessoas, o conselho que se segue pode parecer estranho, “fora de moda”, ou simplesmente invulgar. Para alguns, estas podem ser afirmações que não tenham sido ou que não possam ser confirmadas pelo conhecimento científico.

No entanto, todas as declarações e acções do Profeta Muhammad são tecidas sobre o núcleo da inspiração divina e por isso não admite qualquer erro, imprecisão ou alteração. Algumas ilustrações vai deixar isso claro.

Listo abaixo um conjunto de orientações, em termos alimentares de forma a providenciar uma modelo de vida rico e saudável para quem deseja seguir esta forma de medicina, i.e., a medicina do Profeta Muhammad .

Em vários artigos analisados, conclui-se que muitos deles são considerados como os alimentos (por excelência) do Profeta Muhammad , já que são mencionados no Sagrado Alcorão e em Ahadith.

Mel

“Façam o uso devido de 2 remédios: o mel e o Alcorão”

Hadith do Profeta Muhammad , por Tirmidhi, Ibn Majah e Baihaqi

Considerado o melhor de entre os alimentos, o mel é uma fonte de vitaminas, usado para quem tenha problemas de diarreia ou de falta de apetite. É extremamente benéfico se ingerido de manhã.

Recomendação: 1 colher de mel misturado com água quente, a ser ingerido ao acordar e a seguir manter-se em jejum durante pelo menos meia hora até à primeira refeição do dia.

Cevada

Ideal para quem tenha febre.

 Azeite

Usa-se para tratamento de pele e cabelo, atrasos de idade e trata a inflamação do estômago.

Romãs

“ A luz de Allah encontra-se no íntimo da pessoa que consoma romã”

(Hazrat Ali (que a paz esteja com ele), O 4º Califa do islam)

“A romã limpa-vos da influência de iblis e de aspirações maléficas durante 40 dias”

(Hadith do Profeta Muhammad )

Vários estudos têm mostrado importantes benefícios para a saúde derivados do consumo de sumo de romã. Listo aqui alguns:

- Combate ao cancro da mama
Em estudos feitos em Israel demonstrou-se que o sumo de romã destrói as células do cancro da mama, deixando as células saudáveis isoladas. Também pode impedir que as células de cancro de mama entrem em formação.

- Prevenção do cancro dos pulmões
Estudos em ratos mostram que o sumo de romã pode impedir o desenvolvimento de cancro de pulmão.

- Retardamento do cancro da Próstata
Os mesmos estudos demonstraram o retardamento da evolução do cancro de próstata.

- Mantém os níveis de PSA (Antigénio específico da próstata) estáveis
Num estudo feito em 50 homens que tinham sido submetidos a tratamento para cancro da próstata, concluiu-se que 8 onças de suco de romã por dia mantiveram os níveis de PSA estáveis, reduzindo a necessidade de tratamento adicional, como quimioterapia ou terapia hormonal.

Nota:cada onça equivale a 28,349 gramas (medida inglesa)

- Redução do colesterol
Reduz o colesterol LDL (colestrol mau) e aumenta o HDL (colesterol bom).

- Redução da tensão arterial
Num estudo, ficou demonstrado que o consumo de 1,7 onças de sumo de romã por dia reduziu a tensão arterial até 5 por cento.

- Protecção dental
A pesquisa sugere que o consumo de sumo de romã pode ser um caminho natural para evitar a placa dentária.

Figos

Segundo o Nosso Profeta SAW, é considerado um fruto do paraíso.

Tâmaras

O Nosso Querido Profeta Muhammad disse que uma casa sem tâmaras é uma casa sem alimentos. O seu consumo é feito normalmente no mês do ramadão por conter proteínas necessárias que o corpo humano necessita após um dia em jejum.

Melancia

“Toda a mulher grávida que consoma a melancia dará a luz filhos com um bom carácter”

Leite

O Nosso Querido Profeta Muhammad foi particularmente claro sobre as virtudes do consumo leite, afirmando que este alimento remove o calor indesejado do coração assim como o dedo remove o suor da testa. Também traz benefícios a nível das costas, do cérebro, da visão e da memória.

Cogumelos

O Santo Profeta   realça também as vantagens do consumo de cogumelos em relação à visão e ao facto de ser um alimento que pode ter um efeito positivo em paralisias.

Vinagre

O Profeta costumava consumir o vinagre juntamente com o azeite.

Água

O Profeta disse que a bebida por excelência em qualquer altura, é a água.

Recomendação: Um cópo de água antes das refeições (em 3 goles, seguindo a sunnah do Profeta Muhammad )

Sal

O Profeta disse que o consumo de uma pitada de sal antes de qualquer refeição, previne 70 doenças.

Este trabalho resultou de uma pesquisa em várias fontes informativas, de carácter religioso e científico cuja credibilidade está no conhecimento dos seus autores.

Contudo e como “talibeen” (um crente que procura e estuda o conhecimento), apresento desde já as minhas sinceras desculpas por qualquer erro que possa ter sido cometido.

Sendo assim, rogo A Allah pela sua infinita generosidade e amparo para a realização de futuros trabalhos em prol do islam e me faça empenhar em acções de valor que mereçam a Sua infinita misericórdia e a gloriosa luz do Santo Profeta Muhammad .

Concluo assim, com algumas preces a Allah Todo Poderoso:

Que Allah nos faça seguir as Leis do Alcorão e a Sunnah do Profeta Muhammad .

Que Allah perdoe os nossos pecados.

Que Allah nos mantenha no caminho recto e nos salve das tentações de iblis.

Que Allah nos faça merecedores da intervenção do Nosso Querido Profeta , nesta vida, no túmulo e no dia do juízo final.

Que Allah nos faça respeitar as Entidades Abençoadas, A Sagrada Família do Profeta Muhammad , Os Seus Abençoados companheiros, os 4 califas piedosos e os Abençoados e piedosos servos de Allah, Os Predilectos de Allah (que a paz esteja com todos eless)- amin.

Agradeço também todos os apoios que foram facultados na concretização deste trabalho e na divulgação do Deen-islam.

Artigos Similares