Jejuar em Muharram

0
1615

Em Nome de Allah, o Beneficente, o Misericordioso

Muharram é o 1ºmês do Calendário Islâmico e é um dos quatro sagrados meses, sendo que os outros 3 são Rajab, Dhu-al-Qadah e Dhul-Hijjah, o 7º, 11º e 12ºmeses do Calendário Islâmico Linar, respectivamente. Este é o mÊs de grande significado, de misericórdia de Allah, tal como relatado pelos seguintes ditos do Profeta Sagrado saw.

Hazrat Ali ibn Abi Talib (que Allah enobreça o seu semblante) é referido como tendo dito que o Profeta Sagrado sawafirmou:

“No Mês Sagrado de Allah (al-Muharram), Allah perdoou certas pessoas, e Ele irá também perdoar perante outros.”

É também relatado por Hazrat Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele e com o seu pai) que o Sagrado Profeta saw disse:

“Se certa pessoa jejuar durante 1 dia no mês de Muharram, por cada um desses dias será creditado com 30 dias.”

Hazrat Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele e com o seu pai) é também referido como tendo relatado que o Mensageiro de Allah saw disse:

“Se certa pessoa jejua no último dia de Dhul-Hijjah e no primeiro dia de Muharram, ele terá completado 1 ano inteiro de jejum, e será como se tivesse entrado no novo ano em jejum e ainda Allah garantir-lhe-à 50 anos de “kaffara” (compensação de más acções por boas acções)”

É também referido por Hazrat Abu Hurayra, que o Sagrado Profeta Muhammad saw disse:

“O jejum com maior mérito depois do mês de Ramadhan, é (jejuar no) mês de Allah, o qual se designa Sagrado Mês [al-Muharram]. E o mais meritório ritual/oração depois daquela que está prescrita como dever obrigatório, e que é efectuada no meio da noite, é a oração do dia de Ashura.”

Nota: A informação acima foi retirada de Al-Ghunya li-Taabili Tareeq al-Haqq, por Hazrat Shaykh Abdul Qadir Jilani (que Allah esteja satisfeito com ele); traduzido da publicação árabe por Haaji Mhtar Holland em Sufficient Provision for Seekers of the Path of the Truth (Suficientes Provisões para os que procuram o Caminho da Verdade) – Al-Baz Publicshing, Inc., Florida, 1997) – Volume 3, páginas 278-290. Algumas traduções do Profeta Muhammad sawforam retiradas de textos directos de Hadices.

Shaykh Abdul Qadir Jiulani (que Allah esteja satisfeito com ele) é um dos melhores estudantes e Santos da Tradição Islâmica e o Guia da Ordem Espiritual Qadri. Ele nasceu no distrito iraniano de Gilan, a sul do Mar Cáspio, em 470 Hégira. Tendo vivido uma vida de extrema piedade, sacrifício, serviço e devoção a Allah Todo-o-Poderoso e ao Seu Mensageirosaw, ele passou para o Reino da Bem-Aventurança Divina a 11 de Rabi-uth-Thanni, 561 Hégira (1166 DC). Ele descansa agora na cidade de Bagdade, Iraque. O seu abençoado mausoléu é um espaço de visita de devotos por todo o mundo.

A intenção desta colectânea de artigos é chamar à atenção os nossos leitores os grandes benefícios espirituais destas noites e dias e encoraja-los a auferir destes benefícios ao praticar os actos descritos de adoração.

[Source: IECRC]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here