A Crença Islâmica

2
1492

Em nome de Allah, O Beneficente, O Misericordioso

Com o intuito de explicar a natureza de Allah, Deus em árabe, procurámos listar um conjunto de características que possam definir a Sua unicidade.

Esperamos que cada descrição tenha sido elucidativa do valor e da importância real dos atributos divinos definidos pelo Islão, a religião de Deus para toda a humanidade.

“Aamantu Bil-l-aahi” – Eu Acredito em Allah.

Qual deve ser a crença dos Muçulmanos em relação a Allah (Deus, em árabe)?

  1. Deverá basear-se na firme convicção de que Allah é Único; Ele não tem nenhum parceiro; Somente Ele é digno de adoração; Não gerou nem nunca foi gerado e ninguém é comparável a Ele.
  2. Allah possui todos os tipos de superioridade e todos os atributos de perfeição, Ele não possui nenhum defeito nem nenhuma imperfeição.
  3. Ele é livre e independente e todos os mundos são subservientes a Ele.
  4. Ele é “Eterno no início e Eterno no fim”, i.e., quando ainda nada existia, Ele já o era e quando não houver nada, Ele será o Único e Eterno. Os seus atributos são também eternos tal como a Sua Eterna Existência.
  5. Ele é “Haie-yu Qaie-yoom”. Ele possui características únicas, como a eternidade e a imortalidade. Ele dá a vida e causa a morte quando e como Ele quiser.
  6. Ele é “Qadeer”, Todo-poderoso (Omnipotente) e tem o domínio total sobre tudo. Ele age de forma independente. Não há ninguém que possui mais poder que Ele.
  7. Ele é “Samee’” (O que tudo ouve). Ele ouve a voz de cada uma das Suas criaturas, mesmo o som do rastejar de uma formiga ou do movimento das asas de um mosquito.
  8. Ele é “Baseer” (O que tudo vê). Ele vê tudo independentemente de grande ou pequeno, de perto ou distante, à luz ou no escuro. Nada Lhe é invisível.
  9. Ele é “Aleem” (O conhecedor de tudo, Omnisciente). Ele conhece todos os seres e detém o conhecimento de tudo, independentemente do que aconteça, do que está a acontecer ou mesmo do que irá acontecer. Ele ouve as nossas palavras, vê os nossos actos, sabe das nossas intenções e sabe de tudo o que ocultamos no nosso íntimo. Até a menor partícula de “poeira” que existe faz parte da Sua sabedoria.
  10. Todos os homens e toda a matéria são subservientes à Sua vontade. Tudo acontece segundo a Sua vontade e nada acontece contra a mesma. Até mesmo um pássaro não poderá voar ou uma partícula de areia não poderá mover-se sem que a Sua vontade prevaleça.
  11. Ele é o Criador de toda a Existência. Tudo o que fazemos faz parte da criação de Allah. Ele é o único Criador e é Senhor de todos os mundos e de tudo o que estes contêm, independentemente de grande ou pequeno. Se Ele deseja criar algo, Ele simplesmente diz: “Kun” (que seja!), e o que é para ser, imediatamente vem a sê-lo.
  12. Ele é “Razzaaq” (O que providencia a Subsistência). Ele providencia a subsistência, o sustento e todas os meios necessárias para todas as Suas criaturas (sendo todos os seres vivos), sendo grande ou pequena a forma de os sustentar. Só ele é o Senhor e Rei de todo o universo. Todos os livros revelados incluindo o Glorioso Alcorão são o Seu “kalaam” (a fala, palavras).

Então podemos ainda perguntar-nos: Como é que Allah nos consegue ver e ouvir? Os atributos de Allah são tão únicos e subtis tal como Ele mesmo. Sem dúvida, Ele vê, ouve e fala mas de forma diferente dos seres humanos, pois Ele é livre de todos os órgãos de visão, audição e fala e assim é também o seu “Kalaam”, que não precisa de letras e sons.

[Source: Faizaneraza]

Em nome de Allah, O Beneficente, O Misericordioso

Com o intuito de explicar a natureza de Allah, Deus em árabe, procurámos listar um conjunto de características que possam definir a Sua unicidade.

Esperamos que cada descrição tenha sido elucidativa do valor e da importância real dos atributos divinos definidos pelo islam, a religião de Deus para toda a humanidade.

“Aamantu Bil-l-aahi” – Eu Acredito em Allah.

Qual deve ser a crença dos Muçulmanos em relação a Allah (Deus, em árabe)?

1.Deverá basear-se na firme convicção de que Allah é Único; Ele não tem nenhum parceiro; Somente Ele é digno de adoração; Não gerou nem nunca foi gerado e ninguém é comparável a Ele.

2.Allah possui todos os tipos de superioridade e todos os atributos de perfeição, Ele não possui nenhum defeito nem nenhuma imperfeição.

3.Ele é livre e independente e todos os mundos são subservientes a Ele.

4.Ele é “Eterno no início e Eterno no fim”, i.e., quando ainda nada existia, Ele já o era e quando não houver nada, Ele será o Único e Eterno. Os seus atributos são também eternos tal como a Sua Eterna Existência.

5.Ele é “Haie-yu Qaie-yoom”. Ele possui características únicas, como a eternidade e a imortalidade. Ele dá a vida e causa a morte quando e como Ele quiser.

6.Ele é “Qadeer”, Todo-poderoso (Omnipotente) e tem o domínio total sobre tudo. Ele age de forma independente. Não há ninguém que possui mais poder que Ele.

7.Ele é “Samee’” (O que tudo ouve). Ele ouve a voz de cada uma das Suas criaturas, mesmo o som do rastejar de uma formiga ou do movimento das asas de um mosquito.

8.Ele é “Baseer” (O que tudo vê). Ele vê tudo independentemente de grande ou pequeno, de perto ou distante, à luz ou no escuro. Nada Lhe é invisível.

9.Ele é “Aleem” (O conhecedor de tudo, Omnisciente). Ele conhece todos os seres e detém o conhecimento de tudo, independentemente do que aconteça, do que está a acontecer ou mesmo do que irá acontecer. Ele ouve as nossas palavras, vê os nossos actos, sabe das nossas intenções e sabe de tudo o que ocultamos no nosso íntimo. Até a menor partícula de “poeira” que existe faz parte da Sua sabedoria.

10.Todos os homens e toda a matéria são subservientes à Sua vontade. Tudo acontece segundo a Sua vontade e nada acontece contra a mesma. Até mesmo um pássaro não poderá voar ou uma partícula de areia não poderá mover-se sem que a Sua vontade prevaleça.

11.Ele é o Criador de toda a Existência. Tudo o que fazemos faz parte da criação de Allah. Ele é o único Criador e é Senhor de todos os mundos e de tudo o que estes contêm, independentemente de grande ou pequeno. Se Ele deseja criar algo, Ele simplesmente diz: “Kun” (que seja!), e o que é para ser, imediatamente vem a sê-lo.

12.Ele é “Razzaaq” (O que providencia a Subsistência). Ele providencia a subsistência, o sustento e todas os meios necessárias para todas as Suas criaturas (sendo todos os seres vivos), sendo grande ou pequena a forma de os sustentar. Só ele é o Senhor e Rei de todo o universo. Todos os livros revelados incluindo o Glorioso Alcorão são o Seu “kalaam” (a fala, palavras).

Então podemos ainda perguntar-nos: Como é que Allah nos consegue ver e ouvir? Os atributos de Allah são tão únicos e subtis tal como Ele mesmo. Sem dúvida, Ele vê, ouve e fala mas de forma diferente dos seres humanos, pois Ele é livre de todos os órgãos de visão, audição e fala e assim é também o seu “Kalaam”, que não precisa de letras e sons.

[Source: Faizaneraza]

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here