As virtudes do mês de Shabaan

0
2189

 

(Em nome de Allah, O Clemente, o Misercordioso)

Que a paz de Allah estejam com o Profeta Muhammad e a Sua Abençoada Família.

O mês de Shabaan é um mês abençoado do calendário islâmico. O Profeta Muhammad considerou:

(…) Shabaan é o meu mês (…)

e durante este mês o Profeta costumava jejuar, mais do que qualquer outro mês para além do período de Ramadhan.

A décima quinta (15ª) noite deste mês é conhecida como  SHAB-E-BHARAT e está próxima de outra grandiosa noite, a noite de Lailatul-kadr (27ª noite de Ramadhan) no grau de importância das noites. É relatado que o  Sagrado Profeta Muhammad disse: “ As pessoas não estão conscientes da excelência do mês de Shabaan, o mês que está entre os meses de Rajab e Ramadhan. Neste mês, as ações da humanidade são apresentadas a ALLAH, O Majestoso e Honorável. Eu desejo que as minhas ações sejam apresentadas enquanto esteja no estado de jejum”.

Nesta noite (a noite islâmica tem início na hora de Salat-ul-Maghrib), o AMAL NAMA (Livro do Registo das Ações) de uma pessoa contendo todas as suas ações do passado, é fechado e preservado até ao dia da Ressurreição e é aberto um novo Livro de Registo das Ações. É também nesta noite que os anjos encarregados da vida e da morte recebem instruções por parte de ALLAH, O Majestoso e Honorável, para cumprirem com os seus deveres, ou seja, são-lhes facultados os nomes e o número de pessoas que irão falecer no próximo ano assim como o número de nascimentos e a altura dos mesmos que irão ter lugar durante o ano seguinte[1].

Os sábios islâmicos exortam as suas comunidades a tirar partido desta Noite pois é-nos oferecida a possibilidade de arrependendimento dos nossos pecados e assim obter a graça e protecção de Allah, O Majestoso e Honorável. É nos aconselhado que facultemos orações propícias a fim de demonstrar o nosso arrependimento sincero pelos nossos incontáveis pecados, implorando o perdão e generosidade do Criador.

Hazrat Ali, o quarto Califa Piedoso do islam (que a paz esteja com ele ) narrou: “Ó povo! Passem a 15ª noite de Shabaan em Ibadah e jejuem no dia 15 do mesmo. Nesta noite prodigiosa, ALLAH estende a sua Misericórdia sobre a Terra e proclama “Existe alguém que procura a cura para as doenças para que eu possa curar. Assim, Ele chama os necessitados, e satisfaz as suas necessidades, até ao amanhecer’. (Ibn Majah)

É nesta noite também, que as portas da Misericórdia e do Perdão são abertas, e aqueles que sinceramente lamentam e se arrependem dos seus pecados passados e procuram o Perdão serão perdoados pela graça de ALLAH, o Misericordioso.

Hazrat Abu Bakar (que Allah esteja satisfeito com ele), o primeiro Califa Piedoso do Islam narrou: “ Na noite de Shabaan, ALLAH espalha a SUA graça na terra e perdoa todos os pecadores, exceptuando os politeístas, os hipócritas e aqueles que oprimem os seus irmãos.” (Baihaqi)

Para além disso, um ponto especial a considerar é o facto de neste dia ser importante visitar o cemitério, passar algum tempo a ler e a rezar para o/s falecido/s.

Por fim, no 13º, 14º e 15º dias deve-se jejuar, não só para concluir o antigo mas também para iniciar o novo Livro de Registos com uma boa acção. O Nosso Querido Profeta Muhammad  disse: “ Ó POVO! Iluminem-se e purifiquem-se pelo jejum realizado durante o mês de Shabaan, para assim ser-vos útil e fácil jejuarem no mês de Ramadhan. Aquele que jejuar durante 3 dias no mês de Shabaan, todos os seus pecados passados serão perdoados.”

Finalizamos este artigo rogando “Ó ALLAH, ENCAMINHA-NOS PARA A SENDA CORRECTA E CONCEDE-NOS A SABEDORIA PARA CUMPRIRMOS COM AS TUAS ORDENS DE FORMA A RECEBERMOS A TUA BENEVOLÊNCIA”

Ameen.

[1] Nota: Allah é responsável pela atribuição da vida e da morte. A sua estrutura organizada envolve anjos e vários seres a seguirem as Suas ordens.