As virtudes do dia/noite 27 de Rajab: ISRA WAL MIRAJ

0
3764

Em nome de Allah, O Clemente, o Misericordioso

Glorificado seja Aquele que transportou, numa parte da noite, o Seu servo, da Mesquita Sagrada(em Makka) à Mesquita de Al-Aqsa (em Jerusalém), cujo recinto abençoámos, para mostrar-lhe alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é Oniouvinte, o Onividente. [Al-Quran, 17:1]

(Esse versículo refere-se à viagem física do Profeta Muhammad à Mesquita de Al-Aqsa, de lá para os céus e ainda, para mais além. A viagem de regresso a Makka foi concluída no prazo de uma pequena parte da noite).

A Ahle Sunnah wal Jama’ah defende que o Sagrado Profeta Muhammad  viajou de Makka a Jerusalém, onde liderou a oração juntamente com os profetas de Allah (Israa). A partir daí, o Profeta de Allah ascendeu (Miraj), pelos sete céus, à estação espiritual de Qaba Qausayn aw Adna, i.e. próximo de Allah na distância do comprimento de dois arcos ou menos, de forma física e espiritual. Esta estação espiritual estava para além do alcance do anjo Jibreel (a.s.) e o Nosso Querido Profeta foi entregue naquele imperscrutável estado espiritual à alma de Hazrat Shaykh Abdul Qadir Jilani (que Allah esteja satisfeito com ele), para se encontrar com Allah. Esta jornada histórica ocorreu no dia 27 de rajab e foi nesta noite que a Ummah islâmica foi privilegiada com a oferta das 5 orações diárias, que inicialmente teriam sido 50. Todavia, pela benção e pelo intermédio (Wassela) do Nosso Profeta , as orações foram reduzidas de 50 para 5, não deixando o crente de receber à mesma, as mesmas recompensas de 50 orações. Subhan Allah!

A data de 27 de rajab, tanto o período do dia como o da noite, reflecte uma quantidade enorme de bençãos para os crentes. Hazrat Shaykh Abdul Qadir Jilani (que Allah esteja satisfeito com ele), escreve no seu livro Gunya que os teólogos estabeleceram 14 noites para o crente realizar a vigília nocturna, assim como o jejum voluntário no dia seguinte:

1.   1 de Muharram

2.   10 de Muharram (Yomul Ashura)

3.   1 de Rajab

4.   15 de Rajab

5.   27 de Rajab

6.   15 de Sha’ban

7.   1 de Shawwal (Eid-ul-Fitr)

8.   9 de Dhul Hijjah (Arafa)

9.   10 de Dhul Hijjah (Eid-ul-Adha)

10. 21 de Ramadan

11. 23 de Ramadan

12. 25 de Ramadan

13. 27 de Ramadan

14. 29 de Ramadan

Segundo as narrações da autoridade de Hazrat Abu Huraira (que a paz de Allah esteja com ele) que o Nosso Querido Profeta  disse:

“Quem jejuar no dia 27 de rajab, lhe será creditada a mesma recompensa que alguém que tenha jejuado durante 60 meses.”

E foi neste dia que Jibraeel alayhis salaam veio pela primeira vez ter com o Profeta Muhammad para facultar-lhe() a  Risala.

É de mencionar também que Hazrat Abu Huraira and Hazrat Salman al-Farisi(que a paz de Allah esteja com eles), disseram que o Nosso Profeta afirmou:

“Rajab contém um dia muito especial e uma noite muito especial. Quem jejuar durante o dia e se empenhar em orações durante a noite, lhe será concedida a recompensa de alguém que tenha jejuado durante 100 anos e que tenha ficado acordado todas as noites daquele período”.

É também narrado por Al-Hasan al-Basri (21 – 110 Hégira, que a paz de Allah esteja com ele),  que disse:

Na chegada da data de vinte e sete de Rajab, Abdullah ibn Abbas radi Allahu anhuma começava o dia como mu’takif (i.e. alguém que pratica o o chamado i’tikaf, que significa retiro / seclusão espiritual para se dedicar a orações/preces, especialmente durante o período de jejum.). Ele (que a paz de Allah esteja com ele) dedicava-se toda a manhã em orações, incluindo a oração obrigatória do meio dia (Dhur). Após a oração de Dhur, ele costumava dar um passeio para relaxar as pernas e de seguida no regresso, voltava para as preces realizando uma oração nafl de quatro ciclos. Em cada ciclo [rak’a], recitava Al- Fatiha 1 vez, de seguida Surah Al-Falaq & Surah An-Naas [Al-Mu’awwidhataan], também 1 vez, Surah Al-Qadr 3 vezese finalizava com Surah Al-Ikhlaas 50 vezes. No final, ele (que a paz de Allah esteja com ele ) dedicava-se ininterruptamente a súplicas

[du’a],até à oração da tarde (‘Asr). ‘Isto,’ ele customava dizer, que ‘é exactamente o que Profeta Muhammad costumava fazer neste dia‘”

DUA

Rogamos A Allah, O Glorificado e o Maior, pelo Waseela Mubarak  (ligação abençoada ouintermédio) do Seu Querido Profeta , que nos sensibilize para o acrescido significado deste grandioso mês e aceite as nossos esforços. Que Allah nos perdoe pelos nossos pecados e nos faça verdadeiros servos dos Seus Amigos Piedosos (Awliya Kiram, que Allah esteja satisfeito com todos eles). Aameen.